quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Trigo: tempo seco favorece lavouras no Brasil


Pesquisas do Cepea apontam que o clima seco tem favorecido as lavouras de trigo no Paraná e Rio Grande do Sul. Em termos mundiais, no entanto, a estiagem ainda preocupa países da União Européia, Rússia, Ucrânia e Argentina. De modo geral, no Brasil, mesmo com estoques suficientes até a entrada da atual safra, os preços continuam subindo nos últimos dias, influenciados pelos valores internacionais.
De acordo com pesquisadores do Cepea, a liquidez interna ainda é baixa. Para os derivados, após duas semanas de significativas altas, as variações, ainda positivas, tornaram-se mais amenas na semana passada. Apenas a farinha especial, conforme dados do Cepea, continuou com procura elevada e reajustes mais expressivos. Segundo agentes colaboradores do Cepea, os moinhos voltaram a operar com 100% da capacidade.

Fonte: www.portaldoagronegocio.com.br

Anvisa proíbe utilização do agrotóxico Triclorform no Brasil


O agrotóxico triclorform não poderá mais ser utilizado no Brasil. É o que determina a Resolução RDC 37/2010 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada no último dia18. O produto deverá ser retirado do mercado nacional imediatamente. A decisão da Anvisa é fundamentada em estudos toxicológicos que associam o uso da a substância a problemas de hipoplasia cerebelar e efeitos adversos sobre a reprodução e o sistema hormonal humano (desregulação endócrina). O triclorform era autorizado para o uso em mais de 45 culturas como: arroz, alface, feijão, tomate e milho. As importações do produto também estão proibidas. Já o agrotóxico fosmete foi reclassificado como extremamente tóxico. Este ingrediente ativo, autorizado para uso nas culturas de citros, maçã e pêssego, é considerado neurotóxico e é capaz de provocar a síndrome intermediária (caracterizada por fraqueza e insuficiência respiratória). Outras restrições indicadas para o produto são: a diminuição da ingestão diária aceitável de 0,01 para 0,005 mg para cada quilo de peso corpóreo e autorização da aplicação do agrotóxico apenas por meio de trator. Os agrotóxicos a base de fosmete só poderão ser comercializados em embalagens hidrossolúveis dispostas em sacos metalizados.
Além disso, nenhuma nova cultura poderá ser autorizada para o uso do referido agrotóxico. A Resolução RDC 36/2010, que apresenta as novas restrições de uso do fosmete, também foi publicada do Diário Oficial da União do dia 18.

Fonte: www.noticiasagricolas.com.br