terça-feira, 5 de abril de 2011

Produtividade se compara à do Centro-Oeste

Com a ajuda do clima e da alta tecnologia, os produtores do Centro-Norte do Brasil esperam alcançar os rendimentos do Mato Grosso, maior produtor nacional de soja. Para Glaucir Pauleto, gerente de produção e agrônomo da Ceagro, isso já ocorreu. “Nossa meta, de 51 scs/ha (ou 3,060 mil quilos por hectare) está sendo atingida nas primeiras áreas colhidas deste ano”, revela. Produtor e presidente do Sindicato Rural de Balsas (Sindibalsas), Ivan Mota Barbosa também está otimista com os rendimentos alcançados nesta colheita. Ele acredita que a produtividade média da soja no município, que é o maior produtor estadual, dificilmente ficará abaixo dos 3 mil quilos por hectare. Além da competitividade comprovada dentro das porteiras das fazendas, a região maranhense tem vantagem logística sobre Mato Grosso, por estar a 750 quilômetros do Porto de Itaqui, em São Luís.

Tocantins

No estado mais jovem do Brasil, a safra 2010/11 também está para lá de positiva. O agricultor Márcio Donizete, de Pedro Afonso, confirma a tendência de altos rendimentos na soja. Neste ciclo, ele pretende colher 180 quilos por hectare a mais (três sacas) do que no ano anterior. “Minha média desse ano está em 3,2 mil quilos por hectare”, diz animado.

Cassiano Ribeiro
Caravanas se mobilizam pela aprovação do Código Florestal
Brasília - Caravanas de todo o país desembarcam hoje (5) em Brasília para participar de mobilização pela aprovação do novo Código Florestal, em discussão no Congresso Nacional. A concentração começa às 9h em frente ao Congresso. Promovido pela Frente Parlamentar da Agropecuária e pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil, o movimento deve pressionar parlamentares pela aprovação da nova legislação ambiental. O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, Marcio Lopes de Freitas, defende a necessidade urgente de votação do projeto. No dia 11 de junho de 2011 termina o prazo estabelecido para que os proprietários rurais averbem suas reservas legais. O novo Código Florestal será discutido em audiência pública, marcada para as 14h, na Comissão de Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional. Foram convidados, entre outros, o relator do projeto,  deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP).
Edição: Graça Adjuto
Da Agência Brasil