quinta-feira, 7 de abril de 2011

Safra mato-grossense atinge recorde mesmo com adversidades climáticas ocorridas
Pela primeira vez na história, a safra de soja romperá a casa de 20 milhões de toneladas em Mato Grosso. O sétimo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta acréscimo de 6,89% na produção da oleaginosa, que passará de 18,76 milhões de toneladas para 20,06 milhões de toneladas. A área plantada aumentou de 6.224 milhões de hectares para 6.398 milhões/ha (incremento de 2,79%). No total, a safra mato-grossense de grãos atingirá 29.863 milhões de toneladas – um pouco menos do que as 30 milhões/t previstas no sexto levantamento da Conab – com crescimento de 3,5% em relação ao ciclo anterior, 28.855 milhões/t.
Confira matéria completa no site:
www.agrolink.com.br


Foto: Fábio Bortoleto
Paraná lidera produção nacional de grãos
De acordo com o ultimo levantamento feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Estado irá atingir 32,54 milhões de toneladas de grãos. Ou seja, superando em 3,8% o total colhido na safra 2009/2010, onde o Paraná alcançou um total de 31,35 milhões de toneladas. Nesse levantamento feito pela Conab são contabilizadas todas as culturas de verão e também as de inverno que já foram colhidas em 2010. O Paraná mostra toda a sua força no agronegócio, os produtores estão investindo cada vez mais em cultivares que proporcionam um maior rendimento, além disso, o clima foi bem favorável para que toda essa produção saísse do campo com uma excelente qualidade. Parabéns a todos os paranaenses. Isso porque não é só o produtor rural que sai ganhando. Com essa produção em alta, milhares de paranaenses de outros setores da economia já sentiram os resultados positivos.
Fábio Bortoleto
Preço não vai cair para o produtor rural
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, apresentou os números do sétimo levantamento da safra 2010/2011 na manhã desta quarta-feira, 6 de abril. Apesar do número recorde na produção de grãos, que deve chegar a 157,4 milhões de toneladas, o preço não vai cair para o produtor rural. “Esse resultado segue a linha do governo de garantir renda ao produtor sem penalizar o consumidor”, disse. O secretário de Política Agrícola do Ministério, Edilson Guimarães, também assegurou a estabilização na venda dos grãos. “Os produtos vão continuar com preços remuneradores, apesar da alta safra”, disse. Os altos preços dos produtos agrícolas registrados atualmente também foram analisados durante o anúncio da safra de grãos.
Para Guimarães, a razão está no aumento da demanda, isto é, a população consome mais do que produz, não só no mercado interno, mas também no externo. “Este é o patamar de preço mais alto historicamente. Não vejo produto agrícola sendo vilão da inflação”.O único produto que está recebendo apoio do governo, segundo o secretário, é o arroz, devido a suas particularidades. “O arroz é um produto bem diferente, produzido para o consumo interno, portanto, se exporta muito pouco. Não é uma commodity. Quem consome, produz”, explicou Edilson Guimarães. Operações como Prêmio para Escoamento do Produto (PEP) e Aquisição do Governo Federal (AGF) estão sendo feitas para manter o preço mínimo do produto. A partir deste mês, também serão realizados leilões de opção pública e privada.
Clima
A produção de grãos no país foi recorde mesmo com chuvas intensas nos estados da região Centro-Oeste, como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Segundo o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Airton Camargo, os problemas pontuais causados pela chuva não afetaram o total da safra, compensada por outros estados e produtos.Na avaliação da Conab, as condições climáticas foram benéficas para o cultivo. O feijão, por exemplo, está com oferta abundante no mercado. Houve um pouco de receio com a queda do milho primeira safra, mas a área e a produção praticamente se igualaram aos números do ano passado. O trigo obteve boa colheita e atingiu uma das maiores áreas até então cultivadas. “A soja teve maior produtividade em todos os estados e o Mato Grosso vai ter a maior produção de todos os tempos”, afirmou Airton Camargo. O levantamento da safra de grãos é um estudo realizado mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Veja o levantamento completo no site do Mapa
www.agricultura.gov.br