quinta-feira, 3 de março de 2011

Embrapa Soja promove dia de campo na sexta-feira

A Embrapa Soja (Londrina-PR) realiza seu tradicional dia de campo nesta sexta-feira, dia 4, entre 8h e 12h, na Vitrine de Tecnologias da Embrapa para aproximadamente 250 produtores rurais e profissionais da assistência técnica. A palestra de abertura será ministrada pelo consultor econômico Miguel Abrão sobre as tendências de mercado para a comercialização da soja (safra 2010/2011). A Embrapa apresentará no seu dia de campo cinco cultivares de soja convencionais: BRS 232, BRS 282, BRS 283, BRS 284 e BRS 317 e três transgênicas (com tolerância ao herbicida glifosato): BRS 294RR, BRS 295RR e BRS 316RR. Além de seis cultivares de feijão: BRS Esplendor, BRS Campeiro, BRS Supremo, BRS Estilo, BRS Cometa, BRS Radiante.


Uma das cultivares de soja da Embrapa que está sendo lançada, nesta safra, é a cultivar BRS 316 RR, que tem como característica a tolerância a herbicidas à base de glifosato. Esta cultivar apresenta crescimento determinado e tem o ciclo precoce. Além disso, a BRS 316 RR possui resistência a algumas das principais doenças da soja (o cancro da haste, à mancha "olho-de-rã", à pústula bacteriana, à podridão radicular de fitóftora, à podridão parda da haste e ao mosaico comum). Este lançamento também é moderadamente tolerante ao vírus da necrose da haste e resistente ao nematóide Meloidogyne javanica e moderamente resistente ao Meloidogyne incognita.

Outro novidade da Embrapa é a BRS 317, cultivar de soja convencional que tem como diferencial o alto potencial produtivo. A cultivar possui crescimento determinado e é de ciclo semiprecoce. Esta cultivar também apresenta resistência a doenças importantes que afetam a soja como o cancro da haste, a mancha "olho-de-rã", a pústula bacteriana e o mosaico comum. A BRS 317 é moderadamente resistente à podridão parda da haste e ao oídio, sendo resistente ao nematóide Meloidogyne incognita.

Também compõe a programação do dia de campo uma palestra sobre Resistência a Doenças no Programa de Melhoramento Genético da Embrapa. O pesquisador Rafael Soares irá apresentar como são feitos os testes para seleção de resistência genética a doenças nas cultivares de soja que a Embrapa coloca no mercado. "Pretendemos mostrar o trabalho de rotina que realizamos com as principais doenças da soja - causadas por fungos, bactérias, vírus e nematóides - e a preocupação que a Embrapa tem com a sanidade de suas cultivares", ressalta Soares.

Para abordar a importância do vigor da semente sobre a produtividade da soja, os pesquisadores José de Barros França Neto e Francisco Carlos Krzyzanowski apresentarão dados de pesquisas de como as sementes de alto vigor asseguram produtividades significativamente superiores, quando comparadas às sementes de qualidade inferior. "Os dados provam que vale a pena investir em sementes de alta qualidade, produzidas a partir de técnicas apropriadas", explica França Neto.

A equipe de plantas daninhas da Embrapa Soja vai apresentar um balanço sobre a situação de plantas daninhas resistentes a herbicidas no país e no Paraná. Hoje existem 18 espécies de plantas daninhas resistentes a herbicidas no Brasil. Dessas espécies, cinco são resistentes ao herbicida glifosato: buva (duas espécies), azevem, amargoso e leiteiro. Além disso, os pesquisadores Fernando Adegas e Dionísio Gazziero irão mostrar alternativas para o manejo da soja voluntária, que é a soja que germina depois da colheita, a partir de grãos deixados no solo.

Segundo os pesquisadores, a soja voluntária pode causar problemas para a cultura subseqüente, como o milho safrinha ou o trigo, além de ser fator de proliferação da ferrugem da soja durante a entresafra. "No caso da soja voluntária convencional o controle é normalmente feito com glifosato, mas nas áreas de soja RR é preciso buscar alternativas. Pretendemos apresentar algumas das opções existentes hoje para os diferentes sistemas produtivos", dizem os pesquisadores.


Folha de Londrina