sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Ministério da Agricultura prioriza registro de produtos menos tóxicos

O registro de agrotóxicos com menor toxidade é prioridade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Hoje, 61% das 1.468 marcas já estão classificadas como de risco 3 ou 4 (menos tóxicas). Além disso, os pedidos de registro de produtos biológicos são aprovados rapidamente, no período de oito a 15 meses, pelos ministérios da Agricultura, Meio Ambiente e Saúde. No caso dos convencionais, a aprovação pode levar até três anos.

“Temos recebido mais demandas dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Bahia, que têm interesse em registrar produtos biológicos. Hoje, temos 22, entre fungicidas e inseticidas”, explica o coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins do ministério, Luís Rangel.

Entre as prioridades para 2011, o técnico destaca, ainda, a identificação de produtos fitossanitários para uso na agricultura orgânica. “As regras para esse tipo de registro serão definidas até o fim deste ano e a expectativa é que, em 2012, tenhamos opções para esse sistema de produção”, explica.

Fonte: Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA)

Safrinha maior no Paraná

Relatório divulgado ontem pelo Departamento de Economia Rural (Deral), órgão da Secretaria de Agricultura do Paraná, prevê um avanço de de 11% na área de milho safrinha no Estado. Segundo o relatório, a expectativa de produção é de 6,62 milhões de toneladas.

Fonte: Folha de Londrina