terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Plantio do milho safrinha pode ser prorrogado no Paraná


Foto: Fábio Bortoleto
 A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento pediu ontem (14) ao Ministério da Agricultura a prorrogação do plantio de milho safrinha no Paraná por mais 20 dias. O pedido deve-se ao excesso de chuvas na região de produção de grãos, que está atrasando a colheita da soja. E o milho safrinha só pode ser plantado após a colheita da soja, já que no Paraná há uma sucessão bem definida de plantio durante o ano todo. De acordo com o acompanhamento de plantio e colheita do Departamento de Economia Rural (Deral), apenas 1% da soja foi colhida até agora, enquanto o normal seria pelo menos 3% da safra. Segundo o Deral, no Paraná há uma previsão de plantio de 1,5 milhão de hectares de milho da segunda safra para este ano, com expectativa de produção de 6,6 milhões de toneladas, o que corresponde a aproximadamente 30% da produção nacional de milho da segunda safra. Há cinco anos, essa lavoura vêm ganhando importância na relação oferta e demanda de milho no cenário nacional.

Fonte: Seab

 

Venda de fertilizantes alcança 24,5 milhões de toneladas

As vendas de fertilizantes, em 2010, totalizaram 24,5 milhões de toneladas. O resultado representa crescimento de 9,4%, em relação ao registrado no mesmo período de 2009, com 22,4 milhões de toneladas. Os estados que se destacaram nas entregas foram: Mato Grosso, com quatro milhões de toneladas, São Paulo (3,5 milhões de toneladas) e Minas Gerais (3,1 milhões de toneladas). Os números foram apresentados nesta segunda-feira, 14 de fevereiro, na 51ª reunião ordinária da Câmara Temática de Insumos Agropecuários, em Brasília. Dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) apontam que a produção de fertilizantes alcançou 9,3 milhões de toneladas em 2010, contra 8,3 milhões de toneladas em 2009. A variação equivale a crescimento de 11,5%. Já as importações, atingiram 15,2 milhões de toneladas, nos 12 meses do ano passado, sendo 38,6% superior ao alcançado em 2009, com 11 milhões de toneladas.

Kelly Beltrão

Ministério da Agricultura

Ferrugem asiática: até o momento 244 casos foram registrados no Paraná


Foto: Fábio Bortoleto
 De acordo com o Consórcio Antiferrugem, que é coordenado pelo Ministério da Agricultura, o Paraná registrou até hoje (15), 244 casos da ferrugem asiática nas lavouras. Estado lidera as estatísticas de focos da doença entre os estados produtores de soja na safra 2010/2011. O segundo estado com mais casos registrados é o Rio Grande do Sul, com 127. No Paraná, nos meses de novembro e dezembro foram registrados 38 casos. O índice maior da doença ocorreu no mês de janeiro onde foram detectados 165 casos. Em fevereiro o número baixou para 41. Na safra passada em todo o território nacional foram registrados 2370 casos de ferrugem. Já na safra atual, até o momento em todo o país foram confirmados 532 casos de ferrugem. Ou seja, o número é 77,8% menor que o número de ocorrências da safra 2009/2010, onde o estado de Mato Grosso foi o que mais registrou focos da doença, 624 casos no total. Mas ao contrário da safra passada, o Mato Grosso apresentou até o momento apenas 33 casos de ferrugem.

Fonte: Consórcio Antiferrugem