sábado, 2 de abril de 2011

Embrapa realiza cursos de soja e milho para técnicos africanos

Na segunda edição dos cursos do Diálogo, a Embrapa Estudos e Capacitação receberá, entre os dias 4 e 15 de abril deste ano, 49 técnicos procedentes de 28 países africanos, para 80 horas de capacitação. No módulo Agricultura: Motor do Desenvolvimento Econômico e Social, de 40h, os participantes serão levados a refletir sobre as suas realidades a partir dos pilares nos quais está estruturado o modelo agrícola brasileiro: o homem (a família, o produtor e o trabalhador rural), a terra, a organização política e social, a pesquisa e a tecnologia e o capital financeiro. Pesquisadores do Núcleo de Estudos Estratégicos serão os palestrantes de boa parte do programa desse Módulo. No segundo Módulo (40h), 25 técnicos receberão a capacitação em “Sistema de produção de milho para pequena propriedade rural, produção comunitária de sementes de milho e sistema de coleta e conservação de água na propriedade rural", realizado pela Embrapa Milho e Sorgo, sediada em Sete Lagoas (MG) e outro grupo de 24 pessoas se deslocará para a cidade de Londrina (PR) onde participará do Módulo “Cultivo de Soja”, ministrado por pesquisadores da Embrapa Soja.
 Perfil dos participantes
Todos os técnicos africanos que receberão capacitação estão vinculados em seus países de origem a Ministérios de Agricultura e de Desenvolvimento Rural, bem como a Centros de Pesquisa Agrícola, Investigação Agrária, Institutos de Extensão Rural e Universidades, onde exercem a função de pesquisadores, especialistas, coordenadores e supervisores. Em sua maioria, possuem formação em Ciências Agronômicas, Sociologia Rural, Economia e Ciências Biológicas.
 Países de origem e nº de participantes
Argélia (1), África do Sul (1), Angola (2), Benin (1), Botsuana (1), Burkina Faso (2), Cabo Verde (1), Camarões (1), Costa do Marfim (1), Egito (1), Eritréia (1), Gabão (1), Gana (4), Guiné Bissau (4), Mali (1), Marrocos (1), Mauritânia (2), Moçambique (3), Namíbia (1), Níger (1), São Tomé e Príncipe (1), Senegal (4), Sudão (3), República Democrática do Congo (3), Tanzânia (2), Tunísia (2), Uganda (2), Zimbábue (1).  Total: 28 países e 49 participantes.

Fonte: Embrapa Estudos e Capacitação


Nenhum comentário:

Postar um comentário