sexta-feira, 29 de julho de 2011

Sanepar amplia uso de lodo de esgoto como adubo agrícola
Técnicos da Sanepar estão preparando o segundo lote de biossólido (adubo agrícola do lodo do esgoto) para repasse a agricultores no município de Dois Vizinhos (Sudoeste).
Dez agricultores vão receber o adubo para aplicar em suas propriedades. Eles integram a Associação Unidos Venceremos, criada há cinco anos na comunidade de Flor da Serra e que reúne 21 produtores que tiram o sustento da agricultura familiar. O primeiro lote de adubo foi entregue em maio do ano passado, quando 450 toneladas foram destinadas ao Colégio Agrícola de Francisco Beltrão (Oeste) para o cultivo de grãos, como milho e soja. Antes de ser transformado em adubo, o lodo é submetido à caracterização química (metais pesados, poluentes orgânicos e potencial agronômico) e biológica (agentes patogênicos), atendendo a todas as exigências da Resolução 375, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).  O programa de uso do lodo de esgoto existe na Sanepar desde 2000. Os primeiros agricultores a utilizar o biossólido são da Região Metropolitana de Curitiba, onde somente no período de 2007 a 2010 foram distribuídas 91 mil toneladas de lodo de esgoto, para 78 agricultores. O lodo apresenta quantidade importante de nutrientes, principalmente nitrogênio e fósforo, que podem substituir em grande parte os adubos químicos. Os estudos confirmam que a produtividade, comparada ao cultivo sem lodo, aumenta significativamente, podendo alcançar até 50%, dependendo do solo.
Lodo
O biossólido, ou lodo de esgoto, é um resíduo sólido resultante do tratamento do esgoto doméstico. Do ponto de vista agronômico, o lodo apresenta potencial fertilizante, pois possui significativa quantidade de nitrogênio, fósforo e matéria orgânica. Além disso, o processo de estabilização alcalina prolongada faz dele um eficiente corretivo da acidez do solo. A sua utilização é apropriada para grandes culturas, como soja e milho, trigo, e também para reflorestamento. Contudo, não é indicado para hortaliças ou culturas cujas partes comestíveis têm contato direto com o solo, como batata e mandioca.
Folha de Londrina


Nenhum comentário:

Postar um comentário